top of page

I Ciclo de Estudos Estratégicos AMSUR - Sessão 5

O Mundo do Trabalho num Contexto de Mudanças


O mundo do trabalho vem passando por muito profundas transformações, com as grandes mudanças por que vem passando a economia mundial, seja por razão de enormes inovações tecnológicas, seja pelas transformações na relação entre Capital e Trabalho. O Brasil não deixa de receber influências importantes dessas transformações, mas acrescenta a elas, uma muito grande precarização de relações de trabalho, mas também de direitos. As alterações no mundo do trabalho colocam em xeque, por um lado, a estrutura institucional da proteção ao trabalhador e, por outro, as próprias formas de organização tradicionais de representação dos mesmos. Mudou o processo econômico, mudou o ambiente de trabalho, mudaram os modos e meios de trabalho e a transição entre mundos de trabalho continua em evolução, preconizando novas formas de organização para a proteção dos trabalhadores, como nova institucionalidade de defesa de direitos.


Para este diálogo, contaremos com a participação de:


Expositor: Dari Krein, Economista, Professor do Instituto de Economia da UNICAMP, pesquisador de mercado, de relações do trabalho e do sindicalismo, diretor do CESIT (Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho) e da coordenação da REMIR (Rede de Estudos e Monitoramento da Reforma Trabalhista).
Debatedora: Magda Biavaschi, Desembargadora Aposentada do TRT4. Pesquisadora Colaboradora no CESIT/IE/UNICAMP. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico do Instituto de Economia da UNICAMP, faz parte da ABJD e AJD.



bottom of page