top of page

Quem faz o AMSUR?

ASSOCIADOS E ASSOCIADAS

Ada Maria Junqueira

Socióloga. Especialista em elaboração de planos para a implantação de empreendimentos e projetos Urbano-Habitacionais. Assessoria a Municípios, Entidades de Governo e Não Governamentais na elaboração de Planos e Programas Habitacionais, no tocante a ações de Desenvolvimento Comunitário e Educação Ambiental; Diagnóstico Socioeconômico; Métodos qualitativos e quantitativos; Sistemas de informação e participação; Educação popular, formação de lideranças e identidade cultural; Programas de Desenvolvimento Institucional de municípios. 

Américo Córdula

Ator, cientista da computação, gestor cultural. Professor de Gestão Cultural na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É consultor da UNESCO  para a Rede de Cidades Criativas e consultor em políticas públicas para municípios e estados. Foi secretário de Identidade e Diversidade Cultural e Secretário de Políticas Culturais no Ministerio da Cultura.

Ângela Cotta Ferreira Gomes

Consultora em planejamento estratégico, facilitação de processos de diálogo e gestão colaborativa. Ampla experiência de atuação junto a governos, organizações sociais, universidades, sindicatos, empresas no apoio ao planejamento estratégico e gestão de projetos; facilitação e sistematização de processos de diálogo e construção coletiva; capacitação, pesquisa e desenvolvimento de ferramentas de planejamento e diálogo. Coautora do documento O Planejamento Estratégico Situacional em Tempos de Crise. Planejamento e Gestão, Coleção COVID19, V2, pág. 40. CONASS. 2021

Antonio Carlos Lopes Granado

Economista. Foi vereador e secretário de planejamento e de finanças no município de Santo André, SP. Atuou como especialista em planejamento estratégico de gestão em municípios, estados e órgãos federais de governo. Exerceu função de diretor de projetos junto à Fundação Friedrich Ebert e à Frente Nacional de Prefeitos. Também assessorou a Associação Brasileira de Municípios.

Ayrton Fausto

Advogado e sociólogo, com pós-graduação (DEA). EHESS, França, onde é doutorando.Foi Professor e Pesquisador, nas áreas de Trabalho, Educação e Saúde, com cargos de direção, na Universidade Federal Fluminense e na Faculdade Latinoamericana de Ciencias Sociais , FLACSO (Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Equador). Foi consultor da UNESCO (Brasil e Sarajevo) e da OPAS (Washington).

Carolina Heldt

Arquiteta e urbanista, doutora pela Universidade de São Paulo, professora na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na Escola da Cidade e na Universidade São Judas. Foi consultora e pesquisadora em planejamento metropolitano para o Cities Alliance, Instituto Pólis e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; atuou na elaboração do Plano Diretor e Zoneamento do município de São Paulo; foi coordenadora da comissão técnica do Plano Metropolitano de São Paulo.

Carolina Requena 

É cientista política com doutorado e mestrado pela Universidade de São Paulo e período visitante na Sciences Po-Paris, e graduada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Bernardo do Campo. Foi assessora especial e chefe de gabinete da Secretaria de Relações Internacionais e Federativas da Prefeitura de São Paulo (2014-2016). É pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole.

Cesar Augusto Oller do Nascimento

Cientista Social com mestrado em Engenharia de Produção, consultor na elaboração de planos e projetos ambientais e de desenvolvimento regional e urbano e planos de logística. Participou nos governos do Municipio São Paulo, do Estado da Bahia e no Ministério dos Transportes.

Cézar Alvarez

Economista com doutorado na area de Aprendizagem e Tecnologias Digitais. Foi Secretário Municipal de Administração e Secretário de Industria, Comércio e Agricultura, Prefeitura de Porto Alegre (RS). Foi Assessor de Gabinete do Presidente Lula (2005-2010); Secretário Executivo do Ministério das Comunicações (2011-2013); Funcionário da FAO-ONU (2015-2019) na área de Tecnologias Digitais para a Agricultura Familiar.

Clóvis Girardi

Designer, sociólogo e graduando em Planejamento Territorial e Políticas Públicas. Foi consultor na área de Engenharia de Trânsito e professor em cursinhos populares. É pesquisador nas áreas de planejamento regional e metropolitano, consórcios públicos e desigualdades socioespaciais. 

Décio Amadio

Arquiteto, com mestrado e doutorado em Urbanismo. Foi professor universitário por 19 anos e atuou em Planos Diretores de diversas cidades brasileiras, além de estudos urbanísticos e demográficos para implantação de infra-estrutura, bem como projetos estratégicos de âmbito municipal.

Esther Bemerguy de Albuquerque

Economista. Foi Secretária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República, nos governos do Presidente Lula e Secretária de Planejamento e Investimentos Estratégicos do Ministério do Planejamento, no governo da Presidenta Dilma.

Higor Carvalho

Urbanista, foi coordenador técnico da revisão do Plano Diretor de Osasco (2017-2019) e Secretário Executivo do Conselho de Política Urbana e Habitacional de Osasco. Trabalhou na formulação do Plano Diretor de São Paulo, do Plano Municipal de Habitação de São Paulo. Foi assessor parlamentar em São Paulo e trabalhou em projetos para a Organização das Nações Unidas e para a rede Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU). Tem experiência de pesquisa e trabalho em temas urbanos em países da América Latina, África, Europa e Ásia. Atualmente, atua como coordenador de pesquisa de campo do RECOVIDA, projeto de pesquisa sobre a COVID-19 em São Paulo para a Faculdade de Medicina da USP.

João Adolfo do Carmo

Economista, especialista em Gestão Estratégica para  Governantes pela Universidade Estadual de Campinas e Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas. Coordena a área de Licitações, Contratos e Compras Públicas do Legislativo Municipal de Indaiatuba-SP. Atuou na Gestão dos municípios de Suzano, Santo André e Santa Isabel, à frente da Chefia de Gabinete de Executivo Municipal e como Secretário Municipal nas pastas de  Planejamento e Orçamento, Finanças e Desenvolvimento Econômico.

Joaquim Bastos

Engenheiro com pós graduação em Planejamento de Transportes e em Administração e Planejamento Urbano. Consultor em mobilidade urbana. Foi Coordenador Técnico da interface das obras do metrô de São Paulo com o espaço da mobilidade urbana; Diretor de Projetos e Operação do Departamento do Sistema Viário, operando na constituição da Companhia de Engenharia de Trânsito do município de São Paulo; Diretor de Operações do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte; Secretário Municipal de Planejamento em Ananindeua, PA, e Coordenador dos Assuntos Federativos e Metropolitanos na cidade São Paulo.    

José Lourenço Pechtoll

Jornalista e especialista em abastecimento alimentar e segurança alimentar. Ex diretor da Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André e gerente de entrepostos de abastecimento da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais  da Grande São Paulo. Assessor do Projeto Empreender 60+, para empreendedores idosos, e da Amater Cooperativa, associação voltada a assessoria, extensão rural e meio ambiente.

José Machado

Economista. Foi Professor na Pontifícia Universidade Católica em Campinas e Universidade Metodista de Piracicaba. Exerceu as seguintes funções públicas: Deputado Estadual (1987/88); Prefeito de Piracicaba, SP (1989/92; 2001/04); Deputado Federal (1995/98; 1999/2000); Diretor-Presidente da Agência Nacional de Águas (2005/09); Secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente (2010).

Júlio Hector Marin

Chileno, está no Brasil desde 1976. Foi assessor parlamentar na Câmara dos Deputados do Brasil, secretariou o Foro de São Paulo e foi assessor internacional do Partido dos Trabalhadores. Foi chefe de gabinete no Ministério de Direitos Humanos e Gerente de Assuntos Federativos na Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República nos governos Lula e Dilma.

Luis Paulo Bresciani

Professor universitário no campo da Administração Pública. Foi secretário municipal de desenvolvimento econômico e articulação regional, assessor especial da presidência da República e secretário executivo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

Luiz Antonio Tararan

Gestor financeiro. Foi secretário de governo e fe administração em São José dos Campos, SP; secretário executivo do Consórcio Intermunicipal  do Alto Tietê, na Grande São Paulo; Coordenador de Relações Federativas em Guarulhos, SP, e diretor de relações institucionais no Pque Tecnológico de São José dos Campos, SP.

Luiz Antonio Melhado

Consultor e gestor  hospitalar, professor em pós graduação e coordenador de projetos em prevenção da violência urbana pela FESPSP, foi secretário municipal das prefeituras de Santos-SP, São Sebastião-SP, e Jacareí-SP

Marcela Belic Cherubine

Advogada, foi Secretária de Assuntos Juridicos de Santo Anderé e Coordenadora do Observatório de Consórcios Públicos da Frente Nacional de Prefeitos.

Maria Cristina Sampaio Lopes

Graduação em Letras (Português/Inglês) e Ciência Sociais. Foi Diretora do Centro de Estudos Brasileiros da Embaixada do Brasil, em Roma (1995-2003); Assessora internacional da Secretaria-Geral da Presidência da República, nos temas: desenvolvimento local integrado no território, cooperativismo, economia solidária, participação da sociedade na política externa brasileira (Mercosul participativo, G20, FAO e demais agências da ONU, Foruns Sociais), no período 2003-2015. Foi consultora da FAO para a implementação do programa Nutrition for Growth entre 2016-17)

Mário Maurici de Lima Morais

Jornalista e mestre em Administração. Ex-vereador, secretário municipal e prefeito, foi diretor da Ceagesp e da EBC - Empresa Brasil de Comunicação, dirigente da Abracen - Associação Brasileira de Centrais Atacadistas e da World Union Whosale Markets.

Miguel Matteo

Engenheiro civil, com mestrado em Administração Pública e doutor em Economia. Foi Técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, no Governo Federal. É consultor em programas de desenvolvimento regional e urbano. 

Pedro de Carvalho Pontual

Professor universitário na área de Educação, membro do Conselho de Educação Popular da América Latina. Foi Diretor de Participação Social da Secretaria Geral da Presidência da República e secretário municipal de participação e cidadania nas prefeituras de Santo André e Embú das Artes. Foi coordenador do projeto MOVA-SP, para alfabetização de jovns e adultos, na gestão do Professor Paulo Freire na Secretaria de Educação no município de São Paulo.

Pedro Paulo Martone Branco

Economista, com pós graduação em Ciências Sociais e História, tendo também cursado Engenharia Civil. Experiência em Gestão Pública e em planejamento e avaliação de políticas públicas estratégicas. É Analista Sênior da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados – Seade, tendo sido seu Diretor Executivo. Foi Diretor Presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo. Foi Consultor master em Projetos financiados pelo Banco Mundial e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento; assessorou o Ministério do Trabalho e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Integrou a Direção do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea - CEDEC, do Urplan - Instituto de Planejamento Urbano da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e do Instituto Cidadania.

Plínio Soares

Arquiteto e Urbanista, mestre em Urbanismo. Coordenou o Planejamento Estratégico em Angra dos Reis e em Guarulhos, onde foi Secretário Adjunto da Educação. Coordenou a elaboração de Planos Diretores e de Mobilidade Urbana. Fez parte do Projeto de Cooperação Brasil-Moçambique. Foi professor universitário e membro da comissão que elaborou o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Sao Paulo.

Priscilla Orsi

Jornalista e Gerente de Projetos de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento Sustentável, coordena projetos de cooperação internacional intermunicipal para o Desenvolvimento Urbano com foco em ações de saúde pública, sistemas urbanos integrados, e gestão de proteção civil e social em territórios vulneráveis. Atua em projetos interdisciplinares e colaborativos para proposição e implementação de soluções em rede para enfrentamento de desafios sistêmicos em sistemas complexos.

Regina Célia dos Reis

Doutora em Ciência Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professora visitante da Universidade Federal de São Paulo. Tem atuado em formulação e gestão de políticas públicas de integração regional e planejamento territorial. Foi coordenadora de projetos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC; secretária parlamentar do Senado Federal; coordenadora de assuntos federativos da Prefeitura de São Paulo. Atuou como professora da Universidade Federal do ABC e pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA.

Roberto Trevas

Engenheiro civil e cientista politico. Foi analista de projetos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social; gerente de recursos externos da Centrais Hidrelétricas do São Francisco; Coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura do Recife, PE, e da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, PE, Consultor de Empresas.

Rosier Batista Custódio

Bacharel em direito e mestra em sociologia. Professora universitária, com experiência em políticas públicas de justiça e segurança. Foi Coordenadora geral no Ministério da Justiça e assessora nas gestões municipais das cidades do Recife, PE, e de São Paulo, SP. Foi assessora técnica no Tribunal de Justiça de São Paulo e na Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

Ryszard Guterman

Sociólogo. Foi diretor municipal de planejamento no município de São Vicente, SP, e gestor da autarquia municipal de saneamento de Mauá, SP. É assessor parlamentar na Assembléia Legislativa de São Paulo, atuando nas áreas de meio ambiente, recursos hídricos e saneamento.

Vicente Carlos y plá Trevas

Sociólogo. É Conselheiro da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Foi Secretário de Assuntos Federativos da Presidência da República; Secretário de Relações Internacionais e Federativas da Prefeitura de São Paulo; Secretário-Executivo da Rede Mercocidades; Coordenador brasileiro do Forum Consultivo de Governadores e Prefeitos do MERCOSUL; Vice-Presidente da RIAD/OEA; Diretor de Estudos do IRDED/Paris.

bottom of page