top of page

I Ciclo de Estudos Estratégicos AMSUR - Sessão 6

O Contexto Internacional e os Macro-Conflitos Geopolíticos


País da semiperiferia do sistema capitalista, o Brasil tem o seu devir sobredeterminado pela dinâmica e transformações desse sistema. A guerra da Ucrânia e seus desdobramentos estão a indicar uma inflexão na conjuntura internacional. Uma inflexão indutora da intensificação dos macro conflitos geopolíticos pré-existentes. As sanções impostas à Federação Russa, a expansão da OTAN e sua nova doutrina, a centralidade da política norte-americana e seus aliados europeus na contenção da China e o aprofundamento da desordem mundial decorrentes desses eventos estão a indicar que a humanidade entra numa complexa, temerária e ameaçadora conjuntura. Quais ¨ os efeitos colaterais¨ desse contexto para o Brasil, a América Latina e o Sul Global?


Para conversar sobre esse tema, teremos a participação de:


Gilberto Maringoni, Doutor em História Social,e jornalista, professor na Universidade Federal do ABC, com ênfase em América Latina contemporânea. Tem estudos focados nos temas: relações internacionais, modelos de desenvolvimento e comunicações. Foi editor da revista Desafios do Desenvolvimento.
Milton Rondó, Diplomata aposentado, ex-secretário socioeconômico do Instituto Ítalo-Latino Americano; vice-presidente do Comitê Consultivo do Fundo Central de Emergências da ONU e representante, alterno, do Itamaraty no extinto Conselho Nacional de Segurança Alimentar



bottom of page