top of page

Domingueira AMSUR: Hegemonia do Capital Financeiro e Poder no Brasil



As finanças alcançaram a condição de centro dinâmico da economia e assim vêm promovendo uma enorme extração de valor da economia real. É um parasitismo que se alimenta de altíssimos rendimentos de curto prazo, capturados da economia real. Tudo se transforma em ativos financeiros. Empresas de vários portes em diferentes setores econômicos e concessões de serviços públicos são cada vez mais controlados por agentes e gestores dos fundos financeiros que assim redefinem o modus operandi do setor produtivo e da sociedade, num quadro bem distinto do que havia há duas décadas, quando a intermediação financeira era feita basicamente pelos bancos tradicionais. O mercado financeiro vem aumentando seu protagonismo e paulatinamente controlando a economia, a política e as políticas econômicas setoriais e territoriais em substituição do Estado, que se torna mais fragilizado em sua capacidade regulatória, com menor autonomia e soberania nacional.


Para conversar conosco sobre ese tema, contamos com a participação de:

  • Roberto Moraes Pessanha, professor titular “sênior” e pesquisador do IFF-RJ. Membro da Rede LatinoAmericana de pesquisadores em Espaço e Economia (ReLAEE). Publica o Blog do Roberto Moraes.

  • Ladislau Dowbor, professor titular da PUC-SP, consultor da ONU. Publica o site dowbor.org que é uma biblioteca científica online.




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page