Fórum 21 e Diálogos AMSUR: Conjuntura Geopolítica Mundial



O quadro geopolítico mundial vem ganhando, nestas últimas décadas, uma complexidade crescente. A primazia econômica, política e militar que vinha sendo, desde a II Guerra, detida pelos EUA, está sendo ameaçada e o Mundo vem presenciando o surgimento de novos países se desenvolvendo nessas três áreas, promovendo um enorme rearranjo geopolítico e geoeconômico. O crescente papel econômico jogado pela China, vai apontando esse país como o novo centro dinâmico da economia mundial. A Rússia, apesar de economicamente não ter essa potência, vem rivalizando fortemente no campo militar. A Europa perdeu, em larga medida, o papel que vinha jogando no equilíbrio entre os blocos de poder.


Esses rearranjos não se estão dando sem traumas importantes, como é o caso da atual guerra na Ucrânia, dos rearranjos econômicos e militares na região do Pacífico e Sudeste Asiático, do surgimento de um novo quadro político no Oriente Médio, na Eurásia e na África, dos processos políticos que se estão começando a desenhar na América Latina, particularmente na América do Sul.


Para conversar conosco sobre esse complexo quadro, contamos com a participação de:


  • José Luís Fiori, professor titular de Economia Politica Internacional do Instituto de Economia, e do Núcleo de Estudos Internacionais da UFRJ e conselheiro da Universidade Estadual de Campinas.

  • Gilberto Maringoni, professor adjunto de Relações Internacionais e membro do Programa de pós-graduação em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC, onde também é coordenador do Observatório de Política Externa Brasileira (OPEB-UFABC).



Design sem nome (1) (1).png

Olá, que bom ver você por aqui!

o Instituto AMSUR congrega especialistas e gestores públicos dedicados à elaboração, avaliação e gestão estratégica de políticas públicas.

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest