Domingueira AMSUR: Transição Ecológica - Riscos e Possibilidades para o Brasil




China, Estados Unidos e União Europeia reorganizam sua economia, com transformação do modelo industrial e da matriz energética, na direção de uma economia de baixo carbono. No entanto, tais programas podem ter o efeito inverso em economias especializados na oferta de commodities agropecuárias e minerais, como o Brasil. Uma busca de crescimento calcada nesse modelo exportador pode piorar a sustentabilidade ambiental, ampliar a expansão territorial predatória das fronteiras de exploração daquelas commodities, aprofundando os riscos ecológicos e tornando o Brasil mais vulnerável econômica e ambientalmente.


Pode o Brasil escapar dessa armadilha? Que políticas seriam necessárias para isso? Como direcionar o país para seu enquadramento numa política de baixo carbono? É possível construir correlação de forças nessa direção?


Para conversar conosco sobre estas questões, contaremos com a participação de:


Professor Pedro Paulo Bastos

Economista, mestre em Ciência Política, doutor em Ciências Econômicas e Livre Docente no Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas. Autor do texto “A transição para uma economia verde: riscos, políticas e financiamento”, que dá base a esta conversa.




Design sem nome (1) (1).png

Olá, que bom ver você por aqui!

o Instituto AMSUR congrega especialistas e gestores públicos dedicados à elaboração, avaliação e gestão estratégica de políticas públicas.

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest