Domingueira AMSUR: Crise Política e Crise Institucional - O Parlamento Brasileiro




Como temos visto e conversado, a crise política nacional se vem transformando rapidamente em crise institucional. Os conflitos entre os Poderes da República se ampliam e os diferentes atores políticos que conformam esses Poderes se vêm realinhando, em todos os diferentes campos políticos que conformam a realidade brasileira atual. Estamos vivenciando o fim de um ciclo político, mas o novo ciclo não está ainda desenhado. Vivemos um momento em que se sabe que a situação atual é insustentável, mas o futuro ainda não está desenhado, encontra-se em conflito e redesenho.


Nesta Domingueira, pretendemos abordar essa situação sob a ótica do que se passa no Parlamento brasileiro. Os campos políticos em cada uma das casas do Congresso estão estabilizados ou em processo de reacomodação? Que movimentos de reacomodação se podem perceber? Como as diferentes forças e campos políticos se movimentam, tendo em vista os distintos interesses políticos, sociais, econômicos, ideológicos que estão em disputa? É possível delinear tendências hegemônicas? Quais os rebatimentos e acomodações que se desenham no Congresso, face aos interesses do Governo que se expressam no Legislativo? Quais os movimentos de realinhamentos que se vêm percebendo no Parlamento?


Para conversar conosco sobre esse intrincado quadro político, contamos com a participação de:


  • Senador Paulo Rocha, (PT-PA), Líder do Partido dos Trabalhadores no Senado da República e

  • Deputado Rui Falcão (PT-SP), Vice-Líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara Federal.




Design sem nome (1) (1).png

Olá, que bom ver você por aqui!

o Instituto AMSUR congrega especialistas e gestores públicos dedicados à elaboração, avaliação e gestão estratégica de políticas públicas.

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest