top of page

Diálogos AMSUR: Governo Lula, Congresso e Governabilidade



Apesar da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin, as eleições de outubro passado promoveram uma ampliação do espectro à direita do Parlamento Nacional. As eleições para a Presidência e Mesas, assim como nas Comissões Permanentes, no Senado Federal e Câmara de Deputados, apesar de terem conseguido contornar uma eventual hegemonia da extrema-direita, implicou em composições políticas que transcendem em muito a já elástica composição da frente política que galvanizou a vitória de Lula.


Que quadro político-parlamentar é esse que se desenhou? Que perspectivas esse quadro aponta para o Governo? Pode-se imaginar um quadro estável ou mais difícil para se levar a cabo os elementos centrais das propostas centrais do novo Governo? Que governabilidade emerge do resultado eleitoral no Parlamento? Que movimentos concretos precisam ser desenvolvidos pelo Governo para contar com melhores condições de Governo?


Debatendo conosco esse conjunto de questões, participaram:


José Genoíno, ex-deputado federal por vários mandatos, tendo sido deputado constituinte e ex-Presidente do Partido dos Trabalhadores,
Jorge Branco, Sociólogo, Mestre e doutorando em Ciência Política. Professor da Fundação Perseu Abramo, Diretor Executivo da revista Democracia e Direitos Fundamentais.


bottom of page