top of page

Diálogos AMSUR: Israel, Palestina e Geopolítica

Estamos vivenciando, desde o dia 07 deste mês, um recrudescimento violentíssimo da guerra colonial travada entre Israel e a população palestina. Há já um quadro de agravamento rápido do conflito, com Israel avançando sobre o território de Gaza e movimentos fortes na direção de uma generalização dos confrontos no Sul do Líbano e na Cisjordânia, bem como riscos de irradiação do conflito para outras áreas do Oriente Médio. Como compreender o contexto atual e histórico da constituição do Estado de Israel e a derivada colonização do território palestino, com o consequente conflito persistente e desequilibrado com a população não sionista que, historicamente, habita a região, mas que nunca se conseguiu firmar como Estado ou delimitar com clareza territórios, já que o Estado de Israel controla, de fato, toda a área geográfica entre o Rio Jordão e o Mediterrâneo.?


Ao mesmo tempo, como compreender a relação que esse conflito tem com as disputas geopolíticas e geoeconômicas que se estabelecem no mundo e que foram variando no tempo, em função de disputas de hegemonia, desde a Primeira Guerra Mundial, com alterações a partir da Segunda Guerra e, novamente, após a extinção da União Soviética e o surgimento da consequente unipolaridade e, no quadro mais recente, de um processo de questionamento dessa mesma unipolaridade? Como entender esse quadro nos marcos das atuais disputas geopolíticas e geoeconômicas de escala mundial, em que ocorre grande número de conflitos espalhados pelo planeta, muitos deles já bastante violentos (Ucrânia/Rússia, Azerbaiodjão/Armênia, Região do Sahel africano, etc.), guerras civis na Síria, no Iêmen, na Etiópia ou em Mianmar, bem como regiões de fortes tensões (Mar do Sul da China, Eurásia, etc.)? Como compreender essa situação de conflitos e tensões, nos marcos dos realinhamentos que se vêm configurando?

Para o Diálogo sobre a situação por que passamos, contaremos com as contribuições de:


Muna Muhammad Odeh, originária de Jerusalém, Professora no Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Saúde da UnB, estudiosa da violência como prática colonial na Palestina e da discriminação no atendimento à saúde pública naquele território.

Jonuel Gonçalves, Economista, professor do curso de Relações Internacionais na Universidade Federal Fluminense, ativista político na luta pela independência e democratização de Angola, escritor de diversos livros de ficção e não ficção


Comments


bottom of page