top of page

Diálogos AMSUR: Defesa Nacional – Tema da Nação ou Tema Militar?

Apenas uma ampla mobilização modificará os termos da relação entre o poder político e as corporações militares. Um movimento que envolva militares, mas também acadêmicos das mais diversas áreas do conhecimento, jornalistas, lideranças políticas, executivos públicos, empresários, partidos, personalidades democráticas, entidades do movimento popular, sindicatos, enfim, todas as forças sensíveis à defesa da soberania e da democracia.


Assim como ocorre com as demais políticas públicas do governo federal, a elaboração da política de defesa deveria ser precedida de amplo debate com a participação de todos aqueles setores. No entanto, até o momento, a política de defesa permanece insulada, e elaborada apenas dentro do Ministério da Defesa, majoritariamente por militares que terão a missão de implementá-la. Por conta disso, ela reflete os objetivos e percepções da caserna e não da sociedade brasileira que deve defender. A sociedade precisa assumir para si, pelos mais diferentes mecanismos, o desenvolvimento dessa política pública, inclusive com a realização de uma Conferência Nacional de Defesa, a exemplo do que já acontece com muitas das outras políticas públicas no Brasil.


Para conversar conosco sobre esse tema, contaremos com a participação de:


José Genoino, ex-deputado federal por vários mandatos, tendo sido deputado constituinte e ex-Presidente do Partido dos Trabalhadores
Adriana Marques, Professora Adjunta em Defesa e Gestão Estratégica Internacional da UFRJ, Ex-professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares da Escola de Comando e Estado- Maior do Exército, ex-Secretária Executiva da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED)
Ana Penido, mestrado em Estudos Estratégicos da Defesa e da Segurança pela UFF e doutorado em Relações Internacionais pelo Programa San Tiago Dantas (Unesp/Unicamp/Puc-Sp). É pesquisadora do Instituto Tricontinental de Pesquisa Social e do Grupo de Estudos em Defesa e Segurança Internacional (UNESP) em defesa, forças armadas, profissionalização e educação dos militares.


Comments


bottom of page