Diálogos AMSUR: Conflitos Geopolíticos, Clima e Fome



Temos abordado, nos Diálogos AMSUR questões voltadas à compreensão do atual quadro de desequilíbrio no jogo geopolítico e geoeconômico, em vários de seus aspectos. O mundo atravessa um momento de gravíssima crise, com um conflito bélico entre Rússia e Ucrânia, derivado de um processo de disputas geopolíticas que vêm marcando este início de Século XXI. Além desse, há outros conflitos bélicos ocorrendo no planeta, ademais dos graves problemas derivados da pandemia, que se estendem a mais de dois anos e ainda não têm horizonte de superação plena. Vivemos situações em rápidas e profundas mudanças. Além de outros aspectos que vimos abordando nos Diálogos AMSUR, a Guerra Rússia-Ucrânia coloca em xeque a segurança energética da União Europeia, mas não apenas desse território. O enfrentamento dessa insegurança está apontando para substituições de fontes de energia, com possíveis retrocessos para fontes ainda mais poluentes. Da mesma forma que a energia, a produção de alimentos também está sob enorme risco, seja pelo peso relativo da produção alimentícia dos dois países em confronto, mas também da produção e comercialização de fertilizantes, o que deve afetar a produção alimentícia em outras partes da Terra. Estão em risco, portanto, tanto os Acordos de Paris sobre as mudanças climáticas como o Pacto de Milão sobre segurança alimentar. Que cenários futuros é possível projetar?


Para conversar conosco sobre estes temas, teremos a participação de:


Paulo Artaxo, Professor titular e chefe do Departamento de Física Aplicada do Instituto dfe Física da USP. Exerceu funções na NASA, na Universidade de Antuérpia, UniversidadeTrabalhou na Nasa (Estados Unidos), Universidades de Antuérpia (Bélgica), Lund (Suécia) e Harvard (Estados Unidos). Trabalha com física aplicada a problemas ambientais, atuando nas questão de mudanças climáticas globais.


Rubens Born, engenheiro ambiental, Doutor em saúde pública e ambiental, colaborador da Fundação ESQUEL na área de meio ambiente e membro do Conselho Diretor do IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (2022-2026)




Design sem nome (1) (1).png

Olá, que bom ver você por aqui!

o Instituto AMSUR congrega especialistas e gestores públicos dedicados à elaboração, avaliação e gestão estratégica de políticas públicas.

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest