Diálogos AMSUR: Conflito Geopolítico e Geoeconômico: Que Futuro Esperar?



O conflito entre Rússia e Ucrânia é muito mais do que um choque entre os dois países. Ele é, juntamente com os efeitos da pandemia de COVID-19, componente importante de um conflito geopolítico e geoeconômico que reflete a crise do caráter unipolar por que vem passando o Mundo, após um larguíssimo período de proeminência dos Estados Unidos, sendo subsidiados pela União Europeia, na definição das características centrais por que vinha passando o mundo, dando as cores dos arranjos econômicos, geopolíticos, militares, científicos, culturais, ambientais e sanitários existentes. Que se pode vislumbrar na futura economia internacional? Que se pode vislumbrar nos realinhamentos geopolíticos que deverão ocorrer? É possível vislumbrar algo como uma “desglobalização” ou uma perda de protagonismo do dólar como moeda chave global? O crescente protagonismo de outros países nesses arranjos, a começar principalmente pela China, mas numa conexão eurasiana com a Rússia, vem colocando em cheque esse mundo unipolar.


Os movimentos de toda ordem em torno daquele conflito, apontam para novos rearranjos no equilíbrio mundial, num processo de transição cujos rumos não estão definidos e podem apontar para vários cenários. Que cenários possíveis são esses?


Para conversar conosco sobre esse intrincado de cenários futuros, contaremos com a participação de:


Bruno de Conti, Professor do Instituto de Economia da Unicamp, onde também é pesquisador do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica


Sebastião Velasco, Pesquisador do CNPq.. Professor Titular do Departamento de Ciência Política da Unicamp e do Programa San Tiago Dantas de Pós-Graduação em Relações Internacionais, UNESP/UNICAMP/PUC-SP




Design sem nome (1) (1).png

Olá, que bom ver você por aqui!

o Instituto AMSUR congrega especialistas e gestores públicos dedicados à elaboração, avaliação e gestão estratégica de políticas públicas.

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest