top of page

Amazônia - Ciclo de Estudos Estratégicos - Sessão 3

Pan-Amazônia – Desafios e Governança


O Bioma Amazônico ocupa boa parte de oito países e da Guiana Francesa, com realidades sociais, econômicas e ambientais muito variadas e importantes. Sua diversidade envolve rebatimentos do que se passa em um território sobre outros territórios, numa realidade muito pouco coordenada entre eles. A hidrografia, que converge para a Bacia do Rio Amazonas, a riqueza natural, sobre e sob seu território, sua enorme variedade étnica e linguística, suas cidades de diferentes portes, os movimentos migratórios para a região ou internamente a ela, enfim tudo ali, configura uma diversidade que tem impactos e importância para todos os países em que o bioma está inserido, mas para o conjunto deles e para o mundo. Essa diversidade impõe desafios de muito variadas ordens e não tem conseguido, no decorrer dos tempos, contar com instrumentos e políticas comuns de governança do enfrentamento dos mesmos.


Quais são os desafios que suplantam as diferentes dimensões nacionais e que demandam governança comum? Como pensar a Amazônia em um processo de retomada da integração sulamericana? Como lidar com as propostas de internacionalização da Amazônia? Como levar em conta as diferentes importâncias desse território? Como entender a dimensão cultural envolvida na diversidade amazônica e sua oralidade?


Para debater esses temas, contaremos com a participação de:


Paul Elliott Little, foi professor associado no Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília (UnB), coordenador de seu Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Colabora com a Iniciativa Andes-Amazônia da Fundação Moore.
Lino João de Oliveira Neves, professor associado do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Amazonas, com pesquisas com ênfase em Antropologia Política, atuando nas temáticas de Etnologia indígena, indigenismo, políticas indígena e indigenista, no Brasil e na América Latina.
Ernesto Renan de Freitas Pinto, professor titular da Universidade Federal do Amazonas, onde ministra curso no PPGICH/UEA intitulado "A violência e a selva nas narrativas latino-americanas", desenvolvendo pesquisas sobre cultura e literatura nos diferentes países que compõem a Pan-Amazônia, com valorização da história oral.



bottom of page