top of page

Amazônia - Ciclo de Estudos Estratégicos - Sessão 1

Amazônia – Suas Diferentes Dimensões e seus Desafios


A Amazônia é um complexo de múltiplas e distintas dimensões. Pensá-la isoladamente em cada uma dessas dimensões não permite produzir uma visão mais estratégica sobre seu caráter, sua importância e, assim, não permite pensar com clareza uma visão de largo prazo. A complexidade da Amazônia permite dizer-se que ela precisa ser vista, simultaneamente, como objeto necessário de políticas locais, regionais, nacionais e internacionais. Quais os papéis a serem jogados pelo estado, em seus diferentes níveis? Que atores são fundamentais para uma formulação estratégica de cada uma das diferentes dimensões de que se compõe a Amazônia? Que políticas precisam ser formuladas nesses distintos contextos? Como pensar a governança necessária para a consecução estratégica dessas diferentes políticas? Como pensar o envolvimento do conjunto dos atores afetados positiva ou negativamente por cada uma dessas políticas?


Para abrir esse debate estarão conosco:


Francisco de Assis Costa, Professor Titular da Universidade Federal do Pará, fazendo parte do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA). É membro do Science Panel for the Amazon, sob os auspícios da Sustainable Development Solutions Network (SDSN), junto à ONU.
Rafael Rosotto Ioris, Professor Assistente do Departamento de História da Universidade de Denver. Foi Professor Visitante na Dillard University, em Nova Orleans. É um dos organizadores do livro “Amazônia do Século XXI”, lançado recentemente com uma grande coletânea de artigos relacionados ao tema.



bottom of page