Domingueira AMSUR: A Geopolítica e a Soberania Brasileira



O Mundo vem passando por uma transição, de profundo conflito, de uma hegemonia unilateral para um quadro de formação de novos blocos que disputam essa hegemonia, seja em termos geopolíticos, seja em termos geoeconômicos, particularmente com o reposicionamento de Rússia e China. Isso tem rebatimentos nos realinhamentos por que passam muitos países e regiões e se desdobra em muitos conflitos e posicionamentos dos grandes atores geopolíticos. No caso da América Latina e do Brasil, essas disputas têm ensejado movimentos de várias ordens, inclusive, em alguns casos, com resistências e reposicionamentos de política interna de vários países. O Brasil, nesse processo, vem arcando com consequências de distinto caráter, com enormes reflexos nas disputas políticas que se travam, bem como em sua política externa.

Para conversar conosco sobe esse tema, contaremos com a participação de:

  • Lejeune Mirhan, sociólogo, analista internacional, pesquisador e professor universitário (UNIMEP);

  • Sebastião Velasquez, professor no IFCH-UNICAMP, e do Programa San Tiago Dantas de Pós-Graduação em Relações Internacionais, UNESP/UNICAMP/PUC-SP.




Design sem nome (1) (1).png

Olá, que bom ver você por aqui!

o Instituto AMSUR congrega especialistas e gestores públicos dedicados à elaboração, avaliação e gestão estratégica de políticas públicas.

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest